Vender, todos podemos, mas ser vendedor não é para todos!

Ser vendedor é uma profissão, que muitas vezes é confundida com outras coisas.

Assim como nem todos têm vocação para serem médicos ou agricultores ou qualquer outra profissão, também não é toda a gente que tem vocação para ser um profissional das vendas.

No entanto, em alguns momentos da nossa vida passamos por uma experiência de vendas - que raramente são agradáveis - e rapidamente começamos a pensar em alternativas.

Muitos já ouviram a expressão “Todos somos vendedores”. A expressão tem alguma verdade quando se trata de recomendarmos algo que gostamos ou acreditamos: esse é o primeiro passo, e o principal, o que chamamos de "criar a necessidade". Mais uma vez vou recorrer a uma analogia para ilustrar que sim é verdade que todos vendemos, mas que, ainda assim, nem todos somos vendedores .

Imagine o último filme que foi ver, ou um restaurante onde foi comer e que adorou! Agora pense a quantas pessoas falou da sua experiência. Ao fazê-lo, criou  vontade à pessoa a quem falou? Essa pessoa por sua referência foi também ver o filme? Ou foi ao mesmo restaurante, com a esperança de sentir a mesma emoção que você sentiu? Então é verdade, você fez o que se chama uma venda emotiva, que normalmente, são as melhores. Neste caso considere que vendeu mas … será que pode ser considerado vendedor? Na minha opinião, não.

Uma das razões é que você não tirou qualquer proveito da sua venda, a não ser o feedback da sua amiga.

Mas, e se o restaurante a contratasse para essa função, ou seja, trazer clientes ao restaurante? Você via-se a fazer isso com a mesma estratégia que levou a sua amiga a resolver ter essa experiência? Agora vamos falar no que o(a) tornaria vendedor(a) .

Primeiro, para sermos vendedores temos de ter muita autodisciplina e esse é o passo mais duro de todos. Podemos ter chefes de equipa, chefes de vendas e tantos outros, mas, sem autodisciplina, jamais vamos vingar neste ramo e em pouco tempo se tornará um inferno.

Deixo um conselho que poderá ajudar: crie pequenos hábitos e nunca os ignore, por exemplo, chegue ao escritório e cumprimente todos os seus colegas, todos os dias.

Geralmente as empresas têm procedimentos: decore-os bem, mesmo que lhe pareçam inúteis, e adapte-se, pois em algum momento eles fazem sentido para a estratégia e arrisca-se a não conseguir alcançar os objectivos.

Requisitos para ser vendedor

1º  Code Adress – Para os homens: 

-cabelo e barba bem cuidados;  

-mediante a área de negócios, a roupa adequada, por exemplo se for vendedor de telecomunicações porta a porta não faz sentido ir de fato e gravata mas, se for vendedor de aplicações financeiras, já faz algum sentido (ainda que cada vez mais o casual está a ser muito adoptado por todas as áreas)

-Para as mulheres:

-não é aconselhável usar grandes decotes e muito menos acessórios que sejam muito vistosos. Lembrem-se que o importante, nunca somos nós, mas sim o produto que representamos.

Muito importante para os dois géneros, sempre uma boa higiene e nunca esquecer que a primeira impressão é a que perdura na tomada da decisão, geralmente nunca temos uma segunda oportunidade.

2º Produto

Aqui é onde a maior parte das pessoas falham redondamente: se formos representantes de um determinado produto, nós temos de ser  especialistas nesse produto, se não está à vontade ainda com este, estude-o bem e nunca se esqueça, de que dizer que não sabe, pode ser sinónimo de humildade, quando o assumimos da forma correta, e o cliente gosta disso. Já não ser verdadeiro, pode ser o primeiro passo para o fim da sua carreira. “Boa questão, não tenho toda a informação aqui comigo, mas se me der uns minutos já lhe respondo para evitar o estar a induzir em erro”, pronto simples e o cliente entende a mensagem.

3º Estude o cliente

Esta parte já entra um pouco na manipulação mas é importante pois não queremos criar nenhum desconforto com o cliente.

Então o que fazemos hoje com tanta informação, é fazer o trabalho de casa.

Exemplificando: O cliente tem filhos? O cliente tem hobbis? Qual o clube de futebol do cliente? Informações simples que são fáceis de reunir nas redes sociais.

Vou-lhe confidenciar uma experiência que ainda hoje conto aos meus amigos e que me serviu de lição para toda a vida:

Há uns anos eu era representante de uma empresa de telecomunicações e vendia porta a porta os serviços de tv, net e voz. Nesse dia em particular, lembro-me que chovia, estava muito frio e era a minha última visita. Nessa altura, tínhamos uma promoção da Disney Channel grátis por 6 meses, bati à porta, abriu uma senhora simpática, fiz o meu script e a venda estava praticamente fechada. 

Para fechar em grande ofereci a promoção e tudo correu mal, ao ponto de esta experiencia me ter ficado gravada na memoria até hoje, e influenciou a minha vida profissional a tomar medidas para que nunca mais acontecesse.

A senhora tinha acabado de perder uma filha de 3 anos e quando eu ofereci o Disney Channel para as crianças, a senhora desatou a chorar e, pediu muitas desculpas e se poderia passar daqui a uns dias, confesso que não tive coragem de voltar, pedi a um outro colaborador para ir resolver o pendente mas já o informei da situação...

Deixo-o com esta mensagem, tão forte mas que tão bem ilustra a importância de conhecer o cliente.

No próximo artigo sobre vendas vou falar nos 5 pontos chaves para fechar uma venda.

Um deles para evitar casos semelhantes ao anterior. Eu uso a expressão de numa venda “O que não é importante dizer é importante não dizer”.

Gostava de saber das vossas experiências e, se tiveram algumas dúvidas, por favor comentem aqui no artigo.

Deixo alguns livros que acredito que o vão ajudar a criar técnicas e a evoluir na carreira de vendedor.


1º "Como fazer amigos e influenciar pessoas”
Dale Carnegie

2º “ Vendas para Tótós

3º “Pai rico Pai pobre” Robert Kiyosaki 

Muitas e boas vendas a todos!


Alguns erros de quem tem um site!
Pequenas dicas podem ajudar...