Marketing digital para empresas

Marketing digital para empresas: como uma estratégia de marketing digital pode impulsionar as vendas da sua empresa?

Alguns empreendedores tradicionais resistem em reconhecer o marketing digital como uma potencial ferramenta de crescimento para sua empresa. No entanto, nos últimos anos e, especialmente com o advento da pandemia em 2020, a utilização da internet como meio de relacionamento e vendas aumentou significativamente.
Como demonstrado nos resultados de uma pesquisa feita no início deste ano pela Hoot Suite, houve um crescimento de 7.3% dos usuários da internet e um aumento de 13.2% dos usuários de Social Media.
E ainda, de acordo com esse estudo, os usuários da internet representam cerca de 60% da população mundial. Será que o seu cliente não está online?
A internet é a sua maior montra gratuita
Com a quantidade significativa de usuários online, a internet se tornou a maior montra para os seus produtos e serviços. A possibilidade de alcançar pessoas dos mais diversos lugares de forma estratégica e direcionada tem permitido o crescimento dos negócios e o aumento do reconhecimento das marcas num curto espaço de tempo, comparado ao marketing tradicional.
Mas não pense que é só criar contas em canais de distribuição de conteúdo e redes sociais que os resultados aparecem. Para tudo é preciso planeamento e estratégia.
Aproveitar a grande visibilidade que a internet proporciona para impulsionar o seu negócio é essencial, mas é preciso estudar as possibilidades e entender o que melhor se enquadra à realidade da sua empresa.
Afinal, construir a fidelidade do cliente exige muito mais do que simplesmente lançar uma vitrine digital. Precisa de uma estratégia considere as necessidades e expectativas de seus clientes, permita que sua marca se conecte e se relacione com eles em seus canais favoritos, use dados para personalizar os pontos de contato da jornada do cliente e forneça experiências de marketing tão incríveis e personalizadas que os façam voltar para viver novas experiências.
 
Trace uma estratégia de conteúdo
Ter uma estratégia de conteúdo é tão importante quanto ter um bom produto ou serviço. Cerca de 34% dos consumidores tem mais probabilidades de fazer uma compra não planeada se a marca personaliza o conteúdo (Fonte: Forbes).
Não adianta ter o melhor produto do mercado, ser o maior expert da sua área, ou ser uma empresa referência no seu setor se não souber transmitir a sua essência e gerar identificação com seus potenciais clientes.
Quando se fala em estratégia de conteúdo, também é sobre a experiência do consumidor e a sua relação com a marca para além dos momentos de compra. Com o crescimento do posicionamento online das empresas, tornou-se necessário entender o perfil do consumidor e oferecer um conteúdo que agregue valor, assim, as visitas ao site e redes sociais tem uma maior probabilidade de se converterem em vendas.
Um bom conteúdo gera confiança ao longo do tempo e mantém os clientes em potencial por perto. E a confiança é um pré-requisito para a venda.
 
Aposte no SEO
“SEO (Search Engine Optimization) são pesquisas mercadológicas constantes, que visam a obtenção de melhores posicionamentos nos motores de busca” Fonte: Wikipedia
Se tiver uma boa estratégia de conteúdo, o mais recomendado é que este conteúdo esteja visível nos mecanismos de busca e apareça nas primeiras páginas.
O sucesso para uma excelente posição no ranqueamento é um site otimizado e com conteúdo relevante e bem divulgado, de acordo com seu ramo de negócio e à frente da concorrência. Para que isso aconteça, é necessário ter uma boa configuração de SEO.
Dessa forma, quando alguém pesquisar pelos seus produtos ou serviços no Google, por exemplo, o seu site aparecerá na primeira página e terá maiores chances de ser clicado e atrair este cliente.
“Melhorar o SEO é a principal prioridade do inbound: 66% dos entrevistados contaram que melhorar o SEO como a estratégia de inbound marketing é o mais importante. Seguido de criação de conteúdo para blog (60%), distribuição de conteúdo (54%) e automação de marketing (44%) (fonte: https://www.agenciaimma.com.br/12-estatisticas-sobre-inbound-marketing/).
 
Gere valor através de uma comunicação estratégica via e-mail
Quanto mais próxima for a sua relação com o seu cliente, maiores serão as chances de ele se fidelizar aos seus produtos, serviços ou marca. E uma das formas mais eficientes de manter uma relação contínua, é através do e-mail.
Pode parecer pouco pessoal, mas é muito profissional e de fácil automatização, ou seja, pode reduzir o esforço e tempo dedicado ao marketing com essa estratégia.
É possível construir uma estratégia que conduza o potencial cliente desde o momento em que ele toma conhecimento da sua marca, até o momento da compra e fidelização. Ou seja, é possível conduzir o consumidor pelo funil de vendas de forma estruturada e automatizada.
Uma boa estratégia de comunicação por e-mail pode impulsionar ainda mais o seu relacionamento com o consumidor e as suas vendas, consequentemente.
É uma questão de planeamento estratégico.
Se quer entender o passo-a-passo para construir uma estratégia de comunicação online, não deixe de ler este artigo.
O marketing digital tem se tornado a principal estratégia de comunicação e relacionamento com o cliente.
Mas, de facto, como usar a internet a favor da sua empresa?
Fonte BTOB

Como fazer um planeamento de comunicação online
Entenda as características essenciais para um bom planeamento de comunicação online