Como fazer um planeamento de comunicação online
Entenda as características essenciais para um bom planeamento de comunicação online

Como fazer um planeamento de comunicação online

  1. Persona
  2. Objetivo da comunicação
  3. Seleção dos temas
  4. Seleção dos canais de distribuição
  5. Definição dos formatos do conteúdo
  6. Definição da periodicidade (consistência)
  7. Organização do tempo de produção de conteúdo
  8. Analise de resultados

Entenda as características essenciais para um bom planeamento de comunicação online

Se está preocupado em ter um bom planeamento de comunicação e chegou até este artigo é porque entende o seu poder no desempenho do seu negócio, seja ele uma loja online, um negócio local, uma grande empresa ou um Infoproduto. Planear é essencial para qualquer estratégia. E dentro de uma estratégia de comunicação, o planeamento do conteúdo é a base para o seu sucesso.

Mas por onde começar? Fazendo uma lista de todos os assuntos que posso comunicar no meu site? Fazendo uma lista de ideias para partilhar nas redes sociais e outra para comunicar via e-mail?

Vamos por partes.

Saiba para quem está a falar

Antes de tudo, é importante entender que o planeamento de conteúdo é um processo com início e meio, mas não acaba! A comunicação é constante, por isso o planeamento também. Inclusive, como vamos falar mais adiante, a partir da análise dos resultados vamos ajustando todo o plano e otimizando as nossas ações.

Mas, para começar, existe uma base fundamental que, sem ela, não é possível criar um planeamento estratégico, direcionado e com foco em resultados. Essa base é a persona.

Saber para quem está falando ou deseja falar, por si só trará indicações do tipo de comunicação que deve preparar. Ter uma persona bem definida dará a direção para uma linha editorial alinhada com as necessidades do seu público e o objetivo final da sua estratégia.

Estudar o seu público-alvo e descobrir as suas características, seu comportamento, seus medos, dores e desejos, vai lhe permitir falar exatamente o que ela precisa ouvir. E é isso que vai tornar o seu conteúdo especial, gerar identificação com a sua comunicação e tornar aquela pessoa uma consumidora do seu conteúdo, aumentando as chances de ela se tornar sua cliente.

Qual a finalidade de todo o seu planeamento de comunicação

Esforçar-se para traçar um plano sem saber onde isso vai dar, é desperdiçar tempo e energia. Por isso, definido o seu público, é preciso ter muito claro o objetivo da sua comunicação. Por exemplo: quer gerar mais visitas para o seu website? Quer criar um relacionamento mais próximo com o seu cliente? Quer manter o seu cliente informado sobre as atividades, produtos e serviços do seu negócio? Quer captar leads?

Para cada uma dessas perguntas a resposta poderá ser diferente. Dependendo do seu objetivo, pode ser mais vantajoso dedicar esforços às redes sociais, ou à produção de artigos para um blog, ou mesmo uma automação de e-mails ou a anúncios online. Por vezes o melhor será uma junção de vários canais. Só com um objetivo muito bem definido é que encontrará a resposta mais adequada.

Pense comigo: é possível planear uma viagem sem saber sem saber para onde está indo? No planeamento da comunicação ter um objetivo é igualmente crucial. A comunicação online, quando feita de forma estratégica, pode ser comparada a essa viagem, mas planeada para a jornada do consumidor. Uma comunicação eficiente conduz o consumidor por um caminho que se inicia quando ele descobre a sua marca e segue até ele se tornar fã e embaixador.

Por isso saber o que pretende com o seu conteúdo é tão importante.  É a partir daí que vai perceber que tipo de comunicação pode ser mais eficiente para alcançar os resultados pretendidos. É também a partir do objetivo que conseguirá delinear um cronograma estratégico para a comunicação de forma a criar o caminho a ser percorrido pelo consumidor.

Saiba o que comunicar

Já sabe para quem quer falar e o que pretende com uma boa comunicação online, certo? O próximo passo é escolher que conteúdo pretender transmitir para essa audiência previamente definida. É neste momento que vai conjugar as necessidades da sua persona com o que você pode oferecer a ela, de forma que consiga atingir os objetivos da sua comunicação e resolver os problemas do seu público ao mesmo tempo.

Neste momento, é muito importante que organize as suas ideias, pesquise e inspire-se com o que está sendo feito, de bom e de ruim também para tirar as melhores oportunidades. Analise os temas dentro do seu segmento que possam ser mais relevantes para a sua audiência, entregue valor através da sua comunicação e cative o seu público.

Um conteúdo só trará bons resultados se for relevante para a sua persona. E conteúdo relevante é aquele que esclarece as dúvidas e resolve os problemas. Pode utilizar ferramentas para gerar ideias de conteúdo e criar um banco de inspiração para consultar sempre que precisar.

Defina os canais de distribuição da sua comunicação online

Hoje existe uma infinidade de canais onde pode disponibilizar seus conteúdos online para os seus consumidores e gerar engajamento, afinidade, autoridade e criar uma legião de fãs da sua marca.

É claro que, quanto mais distribuir o seu conteúdo utilizando as diversas possibilidades que existem, mais pessoas serão alcançadas. Mas isso não quer dizer que todos eles sejam essenciais para a o sucesso da comunicação da sua empresa.

Cada público é único e cada persona possui as suas características e comportamentos no meio digital.

Só depois de entender o comportamento do seu cliente no online é que conseguirá definir os melhores canais para investir os esforços da sua comunicação.

Definia os formatos de conteúdos que deverá produzir

O bom desempenho de um conteúdo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não depende só de ter um bom tema, ou uma imagem de qualidade ou um texto rico em informações. É necessário que o formato daquela comunicação esteja enquadrado com o canal em que está a ser publicado.

Neste ponto, você já sabe os canais onde a sua empresa vai comunicar, então é preciso entender o funcionamento destes canais para conseguir tirar o máximo de proveito de cada um adaptando os conteúdos nos formatos necessários. Vídeos, infográficos, artigos, e-mails, imagens… são inúmeras as opções de formato para a criação de conteúdo. Use a sua imaginação e seja criativo!

Defina um calendário para a sua comunicação

Tão importante quanto saber o que e como comunicar é definir um cronograma para realizar esta comunicação. Você deve pensar de forma estratégica como deseja transmitir o seu conteúdo, que assuntos pretende comunicar primeiro – para preparar e receber a sua persona – e o que comunicará na sequência.

É muito importante, no planeamento do conteúdo, que tenha um calendário bem definido e alinhado entre todos os canais de comunicação que vai utilizar para distribuir seu conteúdo e, principalmente, que haja uma constância e frequência definidas para cativar a sua audiência. Esta frequência deve atender aos princípios de cada canal, pois pode variar entre blog, Instagram, e-mail marketing e Facebook, por exemplo.

Separe um tempo para a produção do conteúdo

Até aqui já tem quase todos os passos essenciais para um bom planeamento de conteúdo online, mas é crucial que separe um tempo para dedicar a produção desse conteúdo.

Ter a estratégia bem alinhada, com temas muito bem definidos, canais selecionados a partir do estudo minucioso da persona, não será útil se não conseguir colocar tudo em prática. E você não quer desperdiçar todo o trabalho até aqui, não é mesmo?

Então é crucial que inclua na sua rotina o tempo necessário para a criação de todo o conteúdo para que o cronograma seja seguido à risca e a estratégia não seja perdida no meio do caminho.

Produzir conteúdo é algo que demanda tempo e dedicação. Tenha em consideração o seu ritmo e capacidade para o desempenho dessa função na hora de organizar os seus horários.

Saiba se o seu planeamento está dando bons resultados

Assim como é essencial ter um objetivo quando se inicia um planeamento, é importante entender se esse objetivo está sendo alcançado e se está realmente seguindo pelo caminho certo.

Por isso, o acompanhamento dos resultados e uma análise de desempenho dos esforços dedicados à comunicação em cada canal é crucial. Só a partir deste ponto é que será possível avaliar se o planeamento está cumprindo o seu papel e onde se pode ajustar para conseguir melhores resultados. Analise as métricas.

Conclusão

Após seguir todas as etapas, definir a Persona, os objetivos, selecionar os temas e os canais de distribuição, definir os formatos do conteúdo, organizar o calendário, determinar o tempo para dedicar à produção de conteúdo e analisar os resultados, reinicie o processo.

O planeamento de conteúdo online é um processo com início e meio, mas não tem fim, apenas é ajustado e adaptado a cada nova análise e de acordo com a estratégia. A comunicação é constante! A cada reinício, terá a oportunidade de melhorar o desempenho do seu planeamento e encontrar pontos chave de sucesso na sua comunicação.

Com essas dicas, está pronto para desenvolver um planeamento de comunicação de sucesso para a sua marca ou empresa.

Fonte BTOB

Blog de Negócios Portugal


Quais as diferenças entre Vendas Online e as vendas tradicionais?
Esta é certamente uma questão que já se colocou algumas vezes, e a resposta certa é, no meu entender é NENHUMA .